sexta-feira, 25 de junho de 2010

Sabiam que a sede da Igreja Católica fica em Roma porque São Pedro, O PRIMEIRO PAPA, foi Bispo de Roma?

PEDRO, BISPO DE ROMA


São Pedro foi Bispo de Antioquia, antes de ser Bispo de Roma.

Porém, o próprio deslocamento do Papa, de Antioquia para a capital do Império Romano, indica o caráter temporário de seu primeiro bispado que, portanto, não comporta sucessão do Papa, mas apenas sucessão episcopal. POIS FOI PARA ROMA QUE DEUS GUIOU PEDRO, para que ali estabelecesse a sede de Sua Igreja.

[A estadia de S. Pedro em Roma é incontestável historicamente. Sobre ela atestam Orígenes (ano 254), Clemente de Alexandria (215), Tertuliano (222), S. Irineu (202), Dionísio (171). Do século primeiro, convém destacar S. Inácio (107) e Clemente Romano (101).]

Devemos ver nesse fato a atuação sapientíssima da Divina Providência, que aproveitou a conveniência do centro político do império para difundir de modo mais eficiente a verdadeira doutrina por meio de Sua Igreja. Pois se o Evangelho precisava ser ensinado a toda criatura, nada mais conveniente que começar pelo centro de dfiusão de todas as idéias, pelo centro do Império.
Além da visibilidade do lugar, outro argumento de conveniência é que a Igreja Católica não deveria temer os poderosos de seu tempo, enfrentado-os e desafiando-os mesmo na capital do império, munidos não de ouro nem de prata, mas da graça divina e da verdade.

Convinha, então, que a religião que deveria ser ensinada a todos se estabelecesse no centro do mundo.

In Jesu et Mariae
Marcos Libório



Virgo purissima, ora pro nobis

Nenhum comentário:

Postar um comentário